SOLICITAR ORÇAMENTO

IBM CRIA CHIP MAIS PRÓXIMO AO CÉREBRO HUMANO

IBM CRIA CHIP MAIS PRÓXIMO AO CÉREBRO HUMANO

Em uma combinação de neurociência e computação, a IBM criou um novo chip com milhão de neurônios, o que faz dele o mais próximo de um cérebro humano já criado. O TrueNorth, como é chamado, é do tamanho de um selo postal e gasta 70 miliwatts de energia, quantidade inferior a usada em um aparelho auditivo.

Microchip contraceptivo poderá ser monitorado por controle remoto

IBM cria chip com um milhão de neurônios inspirado no cérebro humano (Foto: Divulgação/IBM)IBM cria chip com um milhão de neurônios inspirado no cérebro humano (Foto: Divulgação/IBM)

Dharmendra S. Modha, chefe do programa de computação, fez questão de frisar em comunicado que não foi construída uma máquina idêntica ao cérebro humano e, sim, um computador inspirado nele. Vale lembrar que o principal órgão do sistema nervoso possui cerca de 86 bilhões de neurônios, contra um milhão do chip da IBM.

Isso não diminui a importância da novidade. Para se ter uma ideia do salto tecnológico representado pelo TrueNorth, segunda geração deste tipo de chip da IBM, basta saber que a primeira versão possuía apenas 256 neurônios. Ainda comparando os dois, enquanto o primeiro chip realizava 262.144 sinapses por segundo e tinha um único núcleo neuro-sináptico, o atual faz 256 milhões de sinapses em 4.096 núcleos.