Google Adwords – 5 erros que você pode estar cometendo em sua campanha
Ao iniciar uma campanha nova no Google Adwords, procuramos analisar os resultados nas campanhas atuais de nossos clientes, e nos deparamos com erros “grotescos” que podiam ser evitados.
Precisa-se fortalecer a base primeiro para atingir maravilhosos resultados e quando nos referimos a base, queremos dizer que o “básico” precisa ser bem elaborado. Após isso deverá ser feito planejamentos avançados para poder alcançar os objetivos. E para essa base ser construída, segundo Seiiti Arata Jr. do curso Produtividade Ninja, toda a base precisa estar fortalecida para começar a construir o castelo, pois não faz sentido se preocupar com alterações complexas se a base não está firme. Caso a base caia, todo o castelo estará comprometido.
Muitos clientes relatam ter desistido de continuar com o investimento nesse meio de comunicação por terem se frustrado com os resultados, e é por isso que listamos abaixo 5 erros que encontramos em muitas campanhas no Google Adwords. Confira:
#1 – Segmentação geográfica errada
Você já tentou vender casacos nordestinos para brasileiros? Pode parecer engraçado, mas muitos anunciantes investem em lugares que não era para se investir.
É mais fácil vender um casaco em lugares que o frio é um clima predominante do que investir em lugares quentes. Ou seja, vale muito mais a pena pagar R$ 2,00 por clique em um possível cliente do que R$ 0,20 em uma pessoa que não está nem 1% interessada em seu produto/serviço.
Deve-se ficar atento as localizações geográficas do seu anúncio e fazer investimentos em lugares que trará mais conversões.
#2 – Produto anunciado inexistente
Que tal comprar um smartphone onde na loja não há para vender? Em campanhas feitas no Google Adwords existem casos que quando testado a URL muitos produtos estão esgotados no estoque, ou seja, leva um possível comprador para uma URL onde não há nada para ser comprado.
A dica é: Configure a loja para lhe enviar um e-mail quando os produtos em estoques tiverem esgotado, assim você poderá pausar a campanha evitando custos desnecessários.
#3 – Anuncio com URL errado
“Quanto mais cliques melhor”! Você já deve ter feito uma busca por um produto no Google e quando clicou para entrar no site não encontrou o que estava sendo anunciado.
Para a taxa de conversão ser maior, precisa-se levar os usuários para a página correta do produto anunciado e não para página inicial como vemos em muitos casos.
#4 – Palavras-chave incompatível com o produto/serviço
Palavras-chave são o coração do Google Adwords e nelas é que são encontrados os maiores erros. Para melhorar sua campanha comece com palavras focadas e amplie conforme a necessidade, explore correspondências de frases, fique atento a “termos de pesquisas”, invista em palavras que trazem o maior número de conversões, verifique se as palavras-chave estão compatíveis com o anúncio e URL e fique atento ao índice de qualidade de cada palavra-chave.
#5 – Pouca ou nenhuma otimização
Google AdWords não é apenas criar campanhas e colocar créditos quando acabar. O segredo para o sucesso com o Google AdWords está em uma palavra: Otimização.
Entrar ao menos uma vez a cada três dias em sua conta para alterar o que não está dando certo, evita futuros gastos desnecessários. Em casos como falta de tempo para dar a devida atenção, contrate uma agência especializada.
E você, anda cometendo muitos erros como esses? A agência Ilumina é especializada em Google Adwords e tem pacotes que cabem no seu bolso! Entre em contato conosco e aumente suas vendas!