SEO - Mantenha sua empresa bem posicionada no Google!
SEO deixa de ter foco apenas em técnicas e passa a ser um conjunto de estratégias que se integram em busca de autoridade e relevância. Devido a novos algoritmos do Google e vontade de aumentar os resultados frente a concorrência cada vez maior, tem feito com que a estratégia SEO mude: mais do que uma estratégia de busca por posicionamentos fortes para marca, SEO precisa estar presente no planejamento estratégico definindo junto à gestão de marketing, o rumo das empresas.
O que isso muda na prática? Por hora, as formações profissionais. Onde estes precisam ter maiores conhecimentos para saber gerenciar estratégias operacionais, de relacionamento e conteúdo, assim construindo uma gestão de SEO focada em marketing e planejamento.
Os objetivos traçados pelo marketing relacionados com o planejamento financeiro da empresa, precisa estar alinhado com o SEO.
SEO entra no marketing estratégico como tática de divulgação para um conteúdo relevante no site, e tendo os dois bem trabalhados transformará em bons resultados de conversão.
Sendo assim, o profissional precisa estar atualizado as etapas do planejamento de marketing, para que, através disso, comece a pensar em cada passo de diferentes formas:
1. Análise de Concorrência: É preciso entender a força da marca como um todo para relacionar a relevância do site. Nem sempre a autoridade de domínio do site é suficiente para dar conta de um ruim posicionamento.
2. Objetivos: Os objetivos de SEO e planejamento estratégico de marketing precisam estar alinhados, pois se a ideia principal for destacar um produto ou serviço, de nada adianta pensar em outra coisa no SEO. E o contrário também muito vale: Se as análises mostrarem um caminho, o marketing precisa conhecer para se adequar aos direcionamentos e oportunidades encontradas através do SEO.
3. Definir estratégias: Assim como equipes de mídias sociais com foco nas estratégias mais engajadas a marketing dentro das empresas, o SEO precisa ser entendido como o futuro do posicionamento das marcas. Precisam fazer parte de um conjunto, compreendendo o que produzir e relacionamentos a construir em prol de fortalecer a marca.
Portanto, trabalhar com SEO tem se tornado cada vez mais um desafio. Adequar-se à realidade do mercado precisa caminhar junto à boas práticas visando melhores ranqueamentos. E nisso, sairá na frente quem entender a importância e construir planejamentos estratégicos em SEO que dão conta do ambiente competitivo, complexidade da marca, necessidades dos usuários e consumidores.