SOLICITAR ORÇAMENTO

Simplifique e Satisfaça – Dicas de Usabilidade para Sites

Simplifique e Satisfaça – Dicas de Usabilidade para Sites

Os usuários não gostam de perder tempo com páginas confusas que não os levam a lugar nenhum. Por isso, a chave para a satisfação de um usuário é a simplicidade: chegar a um site e conseguir utilizá-lo com eficiência e simplicidade.  

 

Hierarquia Visual

Um dos fatores principais para simplificar um site é mostrar com clareza as relações entre os elementos dela. E nisso, usaremos as chamadas “dicas visuais”.  

Dicas:   

  • Relacione visualmente as coisas que também estão relacionadas logicamente: agrupe tópicos semelhantes sob um cabeçalho e mantenha áreas claramente definidas para cada seção do seu site. 

Escolhas simples e claras 

Segundo Steve Krug em seu livro “Não me faça pensar”, o número de vezes que os usuários devam clicar desde que cada clique seja uma escolha óbvia não tem importância, portanto, oferecer opções simples e claras irá dar maior segurança para quem está navegando em seu site.   

Eliminar palavras desnecessárias

 Uma características importante da internet é a agilidade que trás para nosso cotidiano. Quando usuários acessam um site não querem perder tempo lendo informações desnecessárias, querem apenas o necessário para atingir nossos objetivos com rapidez e eficiência, então seja sempre conciso e explicativo em suas páginas.   

Não utilizam sites que não conseguem navegar facilmente. 

É um fato: se o usuário não souber navegar por um site, não o utilizará. É muito importante ter uma navegação simples e consistente para a satisfação do usuário de um site. Pontos importantes para deixar a navegação clara são:   

  • As páginas devem ter um nome sendo igual ao link que cliquei para chegar até ela.  
  • Mostre para o usuário onde ele está: definir a localização que a pessoa está na página oferece um senso de localização. 

Deixar claro pontos de entrada. 

Pontos de entrada são os lugares por onde o usuário vai começar a navegar pelo seu site, pode ser uma caixa de pesquisa ou a lista de seções.  

Deixe esses pontos visíveis e explicativos para que os usuários de sua página saibam por onde começar e possam tirar o maior proveito possível do que seu site tem para oferecer.  

 

E você, o que fez para melhorar a usabilidade de seu site? A Agência Ilumina sabe o jeito certo para fazer isso! Entre em contato