SOLICITAR ORÇAMENTO

Você moraria em uma casa feita por uma impressora 3D?

Você moraria em uma casa feita por uma impressora 3D?

No futuro, é bem provável que impressoras 3D sejam responsáveis por quase tudo que você venha a utilizar, incluindo aí roupas, móveis e até mesmo alguma indicação médica.

 

Pois agora, estão direcionando a mesma tecnologia para levantar casas e prédios. A Winsun - empresa com base em Shangai, revelou duas de suas construções que utilizaram material reciclado e uma impressora 3D.

Uma delas é uma casa de 1.100 m² e a outra um prédio residencial de seis andares.  Segundo a companhia, este é o prédio mais alto que uma impressora 3D já construiu.

Prédios "impressos" também implicam em mais agilidade e economia. De acordo com a Winsun, levou apenas um dia para imprimir um andar e outros cinco para colocar o prédio em pé.

Fundada em 2002, a companhia se especializou em impressoras 3D para a área de construção. Em março do ano passado, anunciou que se tornaria uma "companhia para imprimir casas", e no mês seguinte - como apontou a agência de notícias estatal Xinhua - imprimiu um conjunto de dez casas em um dia.

As impressoras da Winsun não são pequenas. Elas têm 6.6 metros de altura e utilizam como "tinta" materiais de construção reciclados. A proposta da empresa é que sua "matéria-prima" é ecologicamente amigável, uma vez que dá um novo uso a materiais de construção descartados.

A Winsun defende que seus prédios são seguros para morar e que poderia fabricar estruturas resistentes para até 12 andares.

No futuro, a empresa quer expandir suas instalações para outros 20 países. Este ano, está focando em oito mercados incluindo a Arabia Saudita, Turquia e Estados Unidos.

Uma das ideias é que as construções possam ser utilizadas em áreas atingidas por desastres ambientais ou países em desenvolvimento.